domingo, 3 de agosto de 2008

eu vou cantar minha dor



William Faulkner liga o rádio do hotel Esplanada
Mais um dry martini
Outro
Outro
De cachaça

***

"Lábios que eu beijei
Mãos que eu afaguei
Volta
Dai lenitivo à minha dor"

***

Que porra Frank Sinatra está cantando?
Em português?
Sinatra é um louco filha-da-puta.
Canta muito bem.
Em português.

***

_A dor de Orlando é muito grande.
_Ele bebe, ele cheira, ele ama.
_Ele não canta mais Rosa, o Orlando, sabia?
_Não.
_É por causa que a mãe morreu.
_Ela gostava de Rosa?
_Era a música preferida dela.
_Se ele cantasse ele chorava?
_Acho que sim.

***

Caralho de país estranho.
Frank Sinatra cantando em português.
Eu devo estar muito bêbado.

***

"Não guardo frios rancores
Pois entre os teus milamores
Eu sou o número um
Eu sou o número ummmmmmmmmmm"

***

_Morfina.
_Orlando era viciado em morfina?
_Teve os dedo do pé estirpados pelo bonde. Os dentes foram raspados até a gengiva.
_Orlando sentia muita dor por isso?
_Sim, mas não era por isso.

***

William percebe que não é Sinatra quem está cantando.
Pensa que encontrou alguém melhor do que Sinatra.
Fica feliz.


***

"Pega machuca minha dor
Nega neguinha
Tudo tudinho
Meu amorzinho
Com essa boquinha
Vermelhinha
Rasgadinha
Que tem veneno"

***

Melhor assim. Eu não queria ouvir Sinatra hoje.

***

O mensageiro do hotel chega para avisar William de que estão a sua espera na portaria.
Ele pensa que 1954 é um ano muito louco.
E que Sinatra canta muito bem em português.
E desliga o rádio.

***

"Naná és sonho que se fez mulher
És dia em pleno amanhecer"

***

William tem um prêmio Nobel de literatura
Um monte de livros publicados
Mas sofre
E não sabe o motivo

***

"Deus tem compaixão
Deste infeliz
Por que sofrer assim?
Compadecei-vos dos meus ais"

***

_Mas e aí? Por que ele sofria?
_Sei lá. Ele teve um fim de vida triste.
_Que louco isso, né? Os caras atingem o sucesso, a glória, as multidões, mas continuam tristes.
_Acho que nem eles sabem o motivo.

***

Orlando era o cantor das multidões.
Tinha um monte de prêmios.
Tinha dinheiro.
Tinha mulheres.
Mas se cantasse Rosa, chorava.


***

"Jurar
Aos pés do onipotente
Em preces tão dolentes"

***

Orlando era foda!!!!

***

Faulkner também!!!!

***

Entre e a dor e o nada,
Eles escolheram a dor.


***

"Um homem com uma dor
é muito mais elegante
caminha assim de lado
como se chegando atrasado
andasse mais adiante

Carrega o peso da dor
como se portasse medalhas
uma coroa um milhão de dólares
ou coisas que os valha
ópios édens analgésicos
não me toquem nessa dor
ela é tudo que me sobra
sofrer, vai ser minha última obra"

(Paulo Leminski)

Nenhum comentário: